Van Rompuy: Líderes prometeram "espírito de solidariedade"

O presidente do Conselho Europeu afirmou que todos os líderes europeus se comprometeram hoje em Bruxelas a tudo fazer para, "num espírito de solidariedade", ultrapassar a crise e restabelecer a confiança na Zona Euro.
Publicado a

Numa nota divulgada após o final da reunião informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, a 27, e antes do início da cimeira da Zona Euro, a 17, que já decorre na capital belga, o presidente do Conselho dá conta do acordo alcançado sobre a recapitalização dos bancos, que estipula a data de 30 de Junho de 2012 como o prazo limite para os bancos europeus atingirem um rácio de capital 'core tier 1' de 9 por cento.

Van Rompuy indica que as medidas para o sector bancário fazem parte de um pacote mais alargado, juntamente com as decisões que vão ser tomadas hoje à noite pelos líderes da Zona Euro, e que serão depois finalizadas pelo Conselho de ministros das Finanças da UE.

Neste momento decorre já a cimeira da Zona Euro, na qual são esperadas soluções para um segundo pacote de ajuda à Grécia, com um perdão parcial mas muito significativo da dívida grega, e o reforço da capacidade (o chamado "alavancamento") do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FESF).

Diário de Notícias
www.dn.pt